A História do McDonald's
Vendedor de máquina de milk shake fez McDonald's virar ícone
 
Graças ao sistema de licenciamento, Ray Kroc fez de uma pequena lanchonete da Califórnia um dos símbolos da globalização
O perfeccionista Ray Kroc deixou sua marca na rede de lanchonetes Mc Donald's ao padronizar o preparo da comida e o atendimento aos clientes
Quando o vendedor de máquinas de milk shake Ray Kroc conheceu os irmãos Richard e Maurice McDonald, os dois começavam a se destacar no ramo de alimentação do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Em 1940, eles tinham aberto uma lanchonete com sistema drive-in na cidade de San Bernardino, e oito anos tinham introduzido uma nova forma de fazer sanduíches, com base em uma linha de montagem inspirada no modelo industrial de produção. Era 1954, e do encontro dos três nasceria uma das maiores empresas que a humanidade já conheceu: a rede de lanchonetes McDonald's.
Naquele momento, os irmãos McDonald estavam começando a transformar sua lanchonete em uma franquia, mas ainda de forma hesitante. Kroc viu na nascente rede de restaurantes uma grande oportunidade de negócios e os convenceu a investir pesadamente na abertura de novas franquias. Ele tinha 52 anos na época, e com a aposta em franquias abriu as portas para o crescimento meteórico do McDonald's nos anos 60 e 70.
Para criar uma grande rede de franquias, os hambúrgueres e as batatas fritas, assim como o atendimento, deveriam ser iguais em todas as lojas.  Naquela época, as pessoas estavam começando a não ter tempo para preparar sua própria comida e Kroc percebeu que o McDonald's podia ser uma opção barata e prática para quem queria uma comida rápida e honesta. Em 1955, ele abriu uma loja na cidade de Des Plaines, no estado de Illinois, que daria o pontapé inicial para a enorme expansão da rede.
Com o lema “cuide do cliente e o negócio cuidará de si mesmo”, Kroc espalhou lojas do McDonald's pelos Estados Unidos. Em 1959, já eram mais de 100 unidades em todo o país. Exigente com o controle de qualidade, a limpeza e o serviço nas lojas, ele fazia questão que até as rodelas de picles fossem iguais em todas as lanchonetes da rede.
O McDonald's revolucionou a indústria alimentícia aplicando a lógica da linha de montagem industrial à produção de sanduíches
Publicidade e internacionalização
Além do rigor na padronização de produtos e serviços, Kroc investiu pesado em propaganda. Em 1963 foi criado o personagem Ronald McDonald, que se tornou a personificação da empresa. Nas décadas seguintes, milhões de dólares foram gastos para divulgar o McDonald's, primeiro nos Estados Unidos e em seguida no mundo.publicidade
Em 1965, a rede de lanchonetes abriu seu capital, lançando ações na bolsa de Nova York, e em 1967 deu início à sua expansão internacional, abrindo os primeiros restaurantes em Porto Rico e Canadá. Quatro anos depois, já havia franquias no Japão, Alemanha, Austrália, Guatemala, Holanda e Panamá. Em menos de uma década, a rede McDonald's havia se tornado uma marca conhecida no mundo inteiro.
Depois de transformar uma pequena rede de lanchonetes em um império global, Ray Kroc decidiu deixar o cargo de diretor-executivo do McDonald's em 1974, aos 72 anos. Assim, ele mostrou ao mundo que nunca é tarde para empreender, pois foi justamente no período de vida que muita gente já está planejando a aposentadoria que Kroc se revelou um dos mais visionários empresários do século 20, consagrando de uma vez por todas o modelo de franquias como um instrumento fundamental para o sucesso dos mais variados empreendimentos.
babilonia